quarta-feira, janeiro 27

Corpos do homem e planos do Universo

       Photobucket
Corpos do Homem e Planos do Universo

Como assim, "corpos" do homem? Não temos um só corpo?
Na verdade, temos vários corpos, de diferentes naturezas, substâncias e níveis de sutileza. O que normalmente chamamos corpo é apenas o envoltório mais grosseiro, de natureza física, constituído por substâncias materiais.
Ele se manifesta na 3ª dimensão. Além desse corpo visível, possuímos outros, invisíveis, de diferentes "materiais" e que têm a mesma forma do corpo físico. Cada qual está numa dimensão diferente (4ª, 5ª, 6ª e 7ª dimensão) e cada um tem sua função específica.

Os corpos do homem


Em cada plano ou dimensão do Universo precisamos de um corpo ou veículo da mesma natureza ou substância para atuar nele. Assim, para atuar no plano físico precisamos de um corpo físico, no plano emocional necessitamos de um veículo emocional e assim sucessivamente. De fato, se só tivéssemos corpo mental, não conseguiríamos, por exemplo, tocar ou mover um objeto material. Isso nos faz pensar, não é mesmo? Seria muito limitado de nossa parte se não admitíssemos a existência de universos paralelos, em outras dimensões, habitados por seres que possuam apenas corpos mentais, emocionais, intuicionais, ou outros de energia pura.

Toda a evolução se dá em ondas, vibrando alternadamente para cima e para baixo. Por força do impulso de evolução, precisamos descer até o plano mais denso e recomeçar a nossa ascensão. O Kulárnava Tantra, uma escritura hindu de mais de mil anos, nos esclarece: "Quando caímos no chão, levantamo-nos com o auxílio do chão." Ou seja, quando encarnamos, conseguiremos levantar, subir, evoluir, com o auxílio do próprio chão, isto é, do corpo, da matéria. Tal conceito faz do Tantra a única filosofia que propõe a possibilidade de evolução interior a partir da sensorialidade.

No plano físico atuamos com um corpo físico denso, formado de carne e ossos. Com ele podemos agir e influir no mundo material. Para esse corpo, formado de substâncias grosseiras (minerais, carbono e água) precisamos de uma contraparte energética que proporcione vida e energia a esse conglomerado de moléculas materiais. Para isso, existe o corpo físico energético que ocupa o mesmo lugar no espaço e tem a função de transmitir vitalidade ao corpo denso. Por isso é também denominado corpo vital, corpo pránico, corpo etérico ou duplo etérico. A nomenclatura varia conforme a escola filosófica. É deste corpo que se forma o ectoplasma, mencionado no espiritismo.

Numa oitava acima do corpo físico energético possuímos um corpo emocional, também chamado corpo astral ou corpo de desejos, destinado a atuar no plano emocional ou quarta dimensão. Como o seu nome sugere, é onde se processam as emoções.

Subindo mais na escala de sutilização, na próxima dimensão encontramos os corpos mental inferior (ou concreto) e superior (ou abstrato). Embora ambos se encontrem no nível que a nomenclatura ocidental convencionou chamar de mental, exercem atribuições bem diferentes. O mental concreto é a ferramenta utilizada para a visualização de imagens, sons, funções matemáticas e outras tarefas denominadas concretas e consideradas inferiores no âmbito da mente. É o aparato que permite ao homem desenvolver a tecnologia. Já o mental abstrato ou superior possui atributos subjetivos, tais como conceber nobres ideais ou elaborar complexas abstrações filosóficas. Ainda é muito pouco utilizado pelo Ser Humano.

Em seguida vem o veículo intuicional, ou buddhi. É nele que se processa a meditação (ou intuição linear), um fenômeno de consciência expandida ao nível da superconsciência. Nesse patamar ocorrem os fenômenos de conhecimento direto, sem a interferência do intelecto, da lógica ou da razão.
Finalmente, chegamos ao ápice da evolução humana, a Mônada, unidade indivisível, cerne da individualidade. Da Mônada provêm a vida em estado essencial e a consciência pura. Essa consciência e essa força vão descendo de um veículo mais sutil ao imediatamente mais denso e assim sucessivamente até chegar ao plano material que é o mais denso de todos, onde se situa o corpo físico.



Photobucket
Os corpos ocupam o mesmo lugar no espaço

São chamados corpos também por estarem uns "dentro" dos outros e ocuparem o mesmo lugar no espaço, logo, têm o mesmo formato do corpo físico, embora possam extrapolá-lo em alguns milímetros. Ocupam o mesmo lugar por serem de dimensões diferentes.

Para compreender isso melhor, imagine que temos um balde cheio de pedras. Esse é o nosso corpo físico denso. Não cabe mais nenhuma pedra. O espaço está preenchido. No entanto, ainda cabe cascalho, que vai se ajeitando nos interstícios entre uma pedra e outra. Esse é o nosso corpo energético. Também é pedra, só que mais sutil. Preenchemos os espaços até não caber mais nenhuma brita. O recipiente está plenamente preenchido. Mas ainda cabe areia.


Embora não coubesse mais nenhum cascalho, temos condições de colocar uma boa quantidade de areia, porque ela é mais fina, mais sutil. Esse é o nosso corpo emocional. Agora, o recipiente está mesmo preenchido. Não cabe mais nada. Porém, conseguimos adicionar água, extremamente mais sutil que a areia. Ainda cabe muita água. Esse é o nosso corpo mental. Finalmente, não cabe mesmo mais nada. No entanto, é possível inserir ar e gaseificar a água. Esse é o nosso corpo intuicional. Parece que agora não conseguiremos mesmo introduzir coisa alguma a mais. Não obstante, podemos aplicar magnetismo, ou eletricidade, ou calor, ou radioatividade. Essa é a Mônada.
Aí estão os quatro elementos: terra, água, ar e fogo. E é o fogo da Mônada que vivifica todas as dimensões abaixo dela.


. Extraído do livro Corpos do Homem e Planos do Universo, do Mestre DeRose

                            Photobucket

Nenhum comentário:

Postar um comentário