terça-feira, dezembro 15

Compaixão é diferente de dó!

              Photobucket

texto: Suave brisa, dezembro/09
Compaixão é algo que se sente, bem dentro da alma, perto do coração...
Confundida muitas vezes com "dó", nada tem de parecido com esse sentimento pobre.
Na dó, nos colocamos na margem superior, e olhamos de cima da montanha com piedade aqueles que abaixo de nós estão, lutando feitos loucos pelo incansável jogo de poderes ditado pela conduta do ter, ter, ter...
Compaixão transcende tudo isso infinitamente! A gente se coloca de maneira incondicional ao lado do outro, nunca acima e nem abaixo; igualamos  o nível e sobretudo: não julgamos a situação que o outro está vivenciando.
Apenas contemplamos a dor e procuramos meios para alíviar a dificuldade na qual aquele ser se encontra.

Compassividade é portanto um abrir incondicional da própria ALMA e doar de nossa energia, para que o outro ser consiga superar suas dificuldades, DESDE QUE ELE ACEITE RECEBER ESSA ENERGIA.
O orgulho muitas vezes pode impedir que a ajuda seja recebida. A pessoa não consegue admitir que existem almas puras, seres que amam incondicionalmente. Em seu entendimento só existem pessoas má intencionadas querendo ludibriá-la....
O sentimento do outro permanece no "pequeno", preso a aspectos puramente materialistas e aí, a ajuda fica difícil, eu diria que quase impossível!
Você já passeou pelas ruas e se deparou com um idoso paupérrimo, verdadeiro trapo humano que sentado na calçada clama por alguns trocados?
O que você sentiu? Compaixão?
Não....
É muito provável que tenha sentido dó. Ficou triste ao ver aquela cena, derramou até algumas lágrimas, deu até algum troco , mas foi para casa e esqueceu de tudo aquilo.
Compaixão vai além, muito além disso....
Você "veste a camisa" e sai para a ajuda!
Muitas vezes, procurando um asilo onde existam idosos carentes de afeto....ou  uma creche onde pequenas crianças ainda tão indefesas se veem na obrigação de serem socorridas por almas que as acolhem, já que as próprias mães as largaram nesse mundo!
A compaixão exige de nós uma atitude, uma ação. Exige que nos coloquemos na situação em questão, e que doemos algo de nós mesmos, para que essa situação se resolva. Exige que estejamos presentes, que sejamos atuantes, que nos posicionemos.
Parar de falar um pouco e agir... Talvez esse seja o início da trilha compassiva!

É preciso DISPONIBILIDADE PARA DAR ALGO DE NÓS MESMOS PARA QUE A SITUAÇÃO EM QUESTÃO SE RESOLVA, E QUE AQUELE SER NELA ENVOLVIDO POSSA FINALMENTE SAIR DAQUELE PROBLEMA.


Será que já avaliamos verdadeiramente o significado da compaixão?
Pense nisso, porque eu estou aqui pensando e fazendo algo por isso!
Paz e Luz em seu caminhar


Abraços da Brisa 


                            Photobucket

Um comentário:

  1. Suave Brisa,

    Que mensagem maravihosa, deixa-nos refletindo

    sobre nossa caminhada rumo à evolução

    espiritual.

    Felicidades pra voce, sempre.

    Ivanildo.

    ResponderExcluir