sábado, fevereiro 6

A lição do erro

 Photobucket

O discípulo perguntou ao mestre: mestre, por qual razão quando fazemos alguma coisa, quase nunca conseguimos acertar da primeira vez, e muitas vezes temos de repetí-la muitas vezes até que a façamos da maneira certa?
Ao que o mestre respondeu: É simples. Para aprendermos as várias maneiras de como não fazer alguma coisa.
Essa lição tão simples pode ter um significado muito profundo em nossa vida. O medo que temos de errar, é em geral o medo de sermos rejeitados. Ou por alguém (nosso chefe, nossa família, amigos, pela sociedade), ou por nós mesmos quando fomos muito reprimidos na infância e carregamos essa repressão pela vida afora. Mas a partir do momento em que aceitamos o medo da rejeição como alguma coisa que não é nossa, mas que nos foi de certa forma colocada goela abaixo (ou melhor, inconsciente abaixo) na vida, podemos aprender coisas fabulosas dela.
Henry Ford dizia: O erro e a derrota são a oportunidade de começar novamente de uma forma mais inteligente.
Se substituirmos a palavra erro e derrota pela palavra rejeição, talvez fique mais fácil aceitarmos nossas derrotas e erros não mais como fracassos, mas como lições de vida.
Napoleon Hill dizia: cada adversidade trás em si uma semente de igual ou maior benefício.
Sempre focalize no benefício. Lembre-se: aquilo em que focalizamos nossa energia é o que mais irá crescer em nossa vida. Qual dos dois, a adversidade ou o benefício você quer que sejam maiores em sua vida?
É exatamente essa a filosofia aplicada pelas pessoas que conseguem grandes feitos ou mesmo pelas pessoas comuns, mas que conseguem Ter uma vida equilibrada entre erros e acertos.
Lembre-se da história tão conhecida de Thomas Edison enquanto trabalhava no desenvolvimento de uma lâmpada elétrica. Lá pelas cinco mil tentativas mal sucedidas, um dia um jovem jornalista o entrevistou perguntando: Sr. Edison, o senhor já falhou 5000 vezes. Por que o senhor continua perdendo o seu tempo tentando descobrir uma coisa que não dá certo?
Ao que Edison respondeu: Meu jovem, você não entende. Eu não falhei 5.000 vezes. Eu descobri 5.000 maneiras de não fazer um bulbo acender com a eletricidade. Se eu continuar tentando, logo irei esgotar o estoque de maneiras erradas de fazer isso e encontrarei a maneira certa.
Bem caro(a) leitor(a), você provavelmente está usando algum tipo de luz para ler este artigo. Caso seja a luz de uma lâmpada elétrica, não é tão bom saber que Edison preferiu vencer o medo da rejeição e aprender com ela do que simplesmente jogar a toalha?
Ao seu sucesso e auto estima lá em cima!
texto de Wilson Meiler
                                   Photobucket

Nenhum comentário:

Postar um comentário