terça-feira, fevereiro 23

Objetivos da Meditação

Photobucket




"A introspecção, ou sentar-se em silêncio, é um processo não-científico de forçar a mente e os sentidos, amarrados pela força vital, se separarem. A mente contemplativa, em sua tentativa de retorno à divindade, é constantemente arrastada de volta aos sentidos pelas correntes da vida".
Yogananda

Na grande maioria das técnicas de meditação, o praticante busca, na fase inicial, o silêncio da mente. Isso parece extremamente fácil, mas logo no início do treino se mostra mais difícil que uma maratona no deserto escaldante.
A mensagem de Yogananda toca o ponto fundamental do objetivo da meditação: silenciar a mente, permitindo sentir o espírito imortal que vive dentro de você.
Desligando-se das sensações ilusórias e dos pensamentos que o prendem à matéria, o espírito consegue vivenciar experiências e sensações jamais imaginadas.

Através do silêncio total da mente, é possível entrar em contato com a sua individualidade, e, após muitas e muitas e muitas práticas, pode-se chegar à ligação Total e Completa com Deus. Nesse estado de pureza ocorre a integração do espírito com o Criador, vivenciando toda a Verdade. Esse estado é chamado de samadhi pelos iogues.

Samadhi é um estado superconsciente beatífico, no qual o iogue percebe a identificação entre a alma individualizada e o Espírito Cósmico. Falaremos mais sobre samadhi no decorrer do artigo.Nem todos os praticantes conseguem chegar ao estado de samadhi, que exige preparação e disciplina. No entanto, acredito que não devemos buscar a meditação somente para chegar nesse estado de graça, pois os benefícios adquiridos pela prática constante mudam a qualidade de vida do praticante.

Para aqueles que começarem a realizar meditação, de forma disciplinada e utilizando uma técnica séria, é notória a mudança em vários aspectos de sua vida.
Parece que o espírito imortal começa de forma gradual a tomar espaço na sua vida. Você fica menos agitado, mais paciente. Começa a buscar mais o silêncio e a introspecção, evitando falar demasiadamente, de modo especial sobre você mesmo.

Além disso, sua sensibilidade fica mais apurada, o que o faz evitar lugares barulhentos e agitados. Sua alimentação, hábitos e gostos começam a mudar..... Em vários aspectos você começa a se tornar mais simples. Tudo isso é natural e você deve deixar acontecer, porque a mudança deve ocorrer do interior para o exterior, não devendo ser forçada. A meditação busca conectá-lo às verdades que existem dentro da alma, e, ao subir cada degrau desse caminho, o estudante exterioriza o que alcançou, sendo natural a mudança dos seus valores e atitudes.
Cada um terá o seu momento, lembre-se que o mais importante da meditação é o encontro consigo mesmo e não os aspectos exteriores.


Photobucket

2 comentários:

  1. A meditação costuma ser definida das seguintes maneiras:
    um estado que é vivenciado quando a mente se torna vazia e sem pensamentos;
    prática de focar a mente em um único objeto (por exemplo: em uma estátua religiosa, na própria respiração, em um mantra);
    uma abertura mental para o divino, invocando a orientação de um poder mais alto;
    análise racional de ensinamentos religiosos.

    ResponderExcluir
  2. A Meditação é o alimento da Alma!

    Então devemos meditar várias vezes

    ao dia, para estarmos em equilíbrio.

    Felicidades.

    Ivanildo Assis.

    ResponderExcluir