sexta-feira, novembro 6

Aprendendo a meditar

Photobucket

Photobucket

texto: Suave brisa

Muitos amigos perguntam: Brisa o que é esse esvaziar da mente que você tanto fala?... Como alcançar níveis mais sutis, deixando de lado as preocupações rotineiras e entregando-se ao momento único vivido nesse exato instante? Como controlar a ansiedade, se livrar de depressões, tristezas, alterações de humor?
A resposta, penso humildemente ser apenas uma: MEDITANDO...
A abordagem que a seguir farei, é totalmente despretensiosa e arreligiosa, portanto peço desculpas aqueles que tanto dominam a técnica ora mencionada a fim de que possa passar de maneira simples o funcionamento da meditação a quem nunca anteriormente tenha entrado em contato com o estado. Tentarei explicar com o melhor que tenho na Alma além de contar com o auxílio de algumas leituras que contribuiram (e muito!) para meu entendimento, embora nada possa ser comparado à PRÁTICA.
Particularmente gosto bastante das explanações de Yogananda, Osho, Mestre DeRose sobre o estados meditativos. São caminhos diferentes, mas com propósitos semelhantes...Tudo convergindo num ponto...
Em sânscrito meditar é denominado Dhyána. Essa palavra não possui nada semelhante em nenhum outro idioma. Em nossa lingua, podemos dizer que a meditação assemelha-se ao que chamamos de concentração ou até contemplação, embora seja equivocado associa-la a esses dois termos.
A meditação é como uma INTUIÇÃO, ou seja, um canal que nos traz o conhecimento por via direta, sem a interferência do intelecto.
(mente............zero) (essência..........mil)
A intuição comum, aquela que quase todos nós já tivemos uma vez em nossas vidas é mais ou menos como um flash de uma máquina fotográfica, é um insight, entendem?
Com o treino, é possível desenvolver uma outra forma de intuição que se manifestará como o flash de uma filmadora, que acende e permanece aceso por um átimo. É aí que conseguimos manter a intuição fluindo voluntariamente por um segundo inteiro ou até mais do que isso. É esse o sentido da palavra "dhyána".
Porém, não podemos usá-lo aqui no Brasil, já que ninguém saberia a que desejaríamos nos referir.
Nos vemos, então, quase obrigados a retornar para a opção inicial e utilizar o vocábulo meditação, pois, embora inexato, é aceito universalmente, inclusive na Índia.
Bom...
Quando estamos concentrados, focamos num único ponto, e por consequência estamos meditando. Ao focarmos nesse único ponto, iremos automaticamente nos aprofundar cada vez mais nele, percebendo-o com mais nitidez e clareza.
Aqui no Brasil há uma grande confusão quando dizemos que estamos meditando.
Photobucket
Muitos dizem... - Nossa você está quieto, o que está fazendo? A pessoa prontamente responde: estou meditando sobre o que devo fazer em relação a meu negócio lá no escritório.
DEFINITIVAMENTE isso não é meditação.
Isso é "pensamento", nada em comum com estado meditativo.
Meditar é sentar e não fazer nada. Não usar o corpo e nem a mente para nada. Quando você não estiver fazendo e nem pensando em nada, quando simplesmente você estiver SENDO, eis a descoberta da palavra meditação!
Como a prática você torna-se um observador, não perde seu centro e portanto estará em estado meditativo nas 24 hs de seu dia, mesmo que esteja limpando o chão ou lavando louças...
Não pense que endoidei (...risos!). A prática desse estado, permite que sua rotina seja um constante meditar. Você torna-se imperturbável e as situações cotidianas que antes tanto te inflamavam e envenenavam, já não possuem esse poder!
Parece mágico...é realmente lindo!
A meditação chegou em minha vida e nunca mais saiu. Não sigo muitas regras, e nem prendo-me a determinado local, pois se estiver viajando (e portanto longe de casa) posso levar a meditação comigo...
Quem conhece o que sou hoje e o que ontem fui, sabe a grande diferença que essa técnica possibilitou-me, o "refinamento" de meus sentimentos.
Qual a melhor posição e técnica meditativa?
Sabe, meus queridos... Temos uma infinita gama de possibilidades em se tratando de meditação. Não posso e nem devo dizer qual o melhor método. Cabe a você testar, cada um dos estilos e escolher aquele que melhor convier ao seu "Eu".
A meditação é, antes de tudo, um profundo ato de Amor. Um ato de amor que advém da ENTREGA de todo seu ser a essa sublime experiência de elevação na sintonia vibracional.
É um momento em que você ouvirá sua respiração, sem querer controlá-la e prestará atenção na sua mais sublime essência chamada Alma.
O princípio básico é sentir-se bem e, portanto, a posição da meditação deve trazer obrigatoriamente bem-estar.
Como sentar-se numa posição de lótus se seu corpo não tem a flexibilidade necessária? Daí a necessidade de estar confortável!
Não se importe se você é vasto conhedor espiritual, versado nas mais ilustres assuntos e religiões ou se é apenas uma simples alma que quer melhorar, quer desacelerar a mente e afrouxar os cintos.
Photobucket
Só não vale ser pobre de espírito...
Escolhamos um local calmo, silencioso, arejado e com uma iluminação fraca. Podemos sentar sob um colchonete ou numa cadeira confortável. Podemos cruzar ou não os dedos das mãos e dos pés, assumindo uma postura de iogue. Aqui, o propósito transcende isso, portanto não entrarei nesses detalhes.
O que não vale é cair no sono, pois aí a meditação acaba. Talvez, por isso, particularmente ache melhor que o meditador esteja sentado com a coluna ereta, imaginando se possível for, que balões de ar puxam sua cabeça para cima. Assuma uma postura ereta porém relaxada.
Uma música suave também ajuda bastante. Algo sublime, sons da natureza, flauta, melodias doces.
As partes de seu corpo devem ser relaxadas, uma a uma.
Você pode, por exemplo, contar mentalmente de 1 a 0 e para cada número, imaginar o relaxamento de uma parte correspondente no corpo...
Por exemplo: ao mentalizar o número 10, imagine toda a cabeça relaxando, ficando mole, feito uma geléia... Depois imagine o número 9 e relaxe, por exemplo, os ombros... Vá contando e correspondendo a contagem a uma parte do corpo.
Você pode também, ao invés de numerar, apenas escanear seu corpo com sua mente e desejar relaxar cada pequenino pedaço.
Ao final, quando o corpo físico acalmar, quando você já se sentir entregue e em Paz, foque em sua respiração e deixe que seus pensamentos possam naturalmente ir acomomodando-se. Perceba o ar entrando e saindo de seus pulmões. Os pulmões se enchendo da mais sublime energia cósmica, a energia vital, a LUZ!
Nunca controle a respiração. Deixe que ela flua naturalmente. Gradualmente, você irá notar que as pausas entre a inalação e exalação estão ficando mais longas. Desfrute estas PAUSAS, porque elas são um rápido vislumbre do estado de paz profundo da meditação avançada.
Se o foco de sua atenção fugir para um som qualquer (buzinas de carros na rua, ruidos em casa),ou se a atenção foi para a conta de luz que você se esqueceu de pagar, não se culpe achando que tudo está perdido. Photobucket Simplesmente traga o seu "ser" ao centro de si novamente. Traga suavemente a mente inquieta para o estado do não pensar.
Volte a focar na respiração. Permaneça assim, com a mente bem "VAGAL" por 5 minutos, afinal, se você ainda não está habituado, dificilmente se entregará a esse estado por mais minutos. Com o treino, você poderá aumentar o tempo para 15 ou 20 minutos.
A duração da prática depende de você, mas termine sempre com uma respiração profunda, e exalando o ar três vezes. Então, mantendo sua mente focalizada e sua energia interiorizada completamente, sinta a paz, amor e alegria dentro de você.
Observe a grande diferença que ocorrerá em sua vida. Não é algo milagroso, do dia para noite... Assim como tudo na vida, se faz necessária a prática e a disciplina. Procure não falhar, lute contra a preguiça.
Vencedores são persistentes, não desistem.
Não desista de você, ao contrário: INVISTA...
Osho dizia: "A meditação irá proporcionar um grande salto: um salto da mente para o coração e, em última instância, do coração para o ser. Você irá cada vez mais fundo, lá onde os cálculos terão que ser deixados para trás, onde toda a lógica se tornará irrelevante".
O Amado Mestre Yogananda falava: "Pela meditação nós unimos a pequena alegria da alma com a grande alegria do Espírito. O ato da meditação não deve ser confundido com o ato da concentração comum. A concentração consiste em retirar a atenção de distrações e focalizá-la em qualquer pensamento em que estejamos interessados. A meditação é uma forma especial de concentração na qual libertamos a atenção da inquietude em nós e a focalizamos em Deus. A meditação é, portanto, a concentração que usamos para conhecer Deus".

O vídeo abaixo é incrível! Sua duração é de aproximadamente 43 minutos.
E se permitem-me dizer, talvez sejam os minutos mais preciosos para um nova maneira de BEM Viver!
Assista, persista, entregue-se!!!
Seja...
Apenas seja
AMOR
Abraços mil!




Photobucket

Nenhum comentário:

Postar um comentário