domingo, novembro 8

Vida em família

Photobucket

Lahiri Mahasaya ensinou: Se a raiva tocar em você, isso significa que você vai se tornar com raiva. E dessa forma, você se torna impuro e sujo. Então, imediatamente, vá tomar um banho frio, dessa forma, você será purificado. Em momentos de raiva, nós não sabemos o que dizer.

É como quando você escova os seus dentes, do tubo de pasta tira um pouquinho, e se tem mais pasta saindo do que gostaria, e que não pode usar. Se naquele momento você pensar: eu preciso colocar essa pasta de dente de volta para o tubo, é possível? A mesma coisa acontece quando você se torna raivoso e diz alguma coisa e já foi. Você não consegue trazer aquela palavra de volta. Especialmente quando nós vivemos com crianças, sempre ensine para elas o que é certo. Antes de ensinar à criança, você precisa se comportar de uma forma moral correta.

Havia um homem que vendia óleo capilar. Um freguês foi até a sua loja e disse: - Qual desses é de melhor qualidade para cabelo? Então ele mostrou para essa pessoa cinco ou seis qualidades de óleo. E o homem novamente perguntou: qual é o melhor? O dono da loja respondeu: senhor, esta é a melhor amostra que eu tenho. O freguês perguntou então, como? O dono continuou explicando: Esta é a melhor porque manterá seu cabelo preto e o seu cabelo não irá cair e irá ficar muito brilhante. O freguês disse obrigado e saiu da loja. A pessoa que cuidava da loja ficou realmente curiosa. Disse: Você não quer comprar esse óleo? Ele disse não. Quer saber por quê? Porque a pessoa que cuidava da loja era careca. Não tinha nenhum cabelo. Ele estava vendendo aquele óleo para cabelo, dizendo que quem o usasse o cabelo não iria cair. Iria manter o cabelo preto, e até tinha usado. Então a pergunta era: Se ele usou aquele óleo por que não tinha cabelo nenhum? Ou seja: O que você quer ensinar para os outros, primeiro você tem que praticar.

Na vida em família, nunca veja o erro nos outros. Quando nós observamos o erro nos outros, toda a nossa visão se torna errada. Sempre tente ver a bondade nos outros. Sempre tente enxergar a bondade das outras pessoas. O bom parceiro, bom amigo, é aquele que lhe ajuda a dizer: olha isso não é bom, de uma forma muito amorosa. Não apontando somente os erros. Quando ensinarmos às nossas crianças, é bom contar pra eles as experiências da nossa própria vida. Isso os ajudará. O que nós dizemos eles vão aprender. Mas lembre-se que quando dizemos eles vão aprender da forma deles.


Texto: Atmavidyananda


Yo

Nenhum comentário:

Postar um comentário