domingo, novembro 8

Vivekananda

Photobucket


Photobucket


"Toda expansão é vida; toda contração é morte. Todo amor é expansão, todo egoísmo é contração. Por essa razão, o amor é a única lei da vida. Aquele que ama vive, aquele que é egoísta está morrendo. Ame, pois, pelo próprio amor, porque essa é a única lei da vida, da mesma forma que você respira para viver. Este é o segredo do amor abnegado, do trabalho altruísta e de tudo o mais".


Swami Vivekananda


Vivekananda (1863-1902) foi o principal discípulo de Ramakrishna. Dotado de profunda espiritualidade e poderoso intelecto, teve uma vida curta (viveu somente 39 anos), mas altamente produtiva.


Viveka é uma palavra sânscrita que significa discriminação, mais especificamente no sentido filosófico de discernimento entre o real (Deus) e o irreal (os fenômenos reconhecidos por nossas percepções sensoriais). Ananda significa felicidade divina, ou paz obtida por meio da iluminação; o sufixo frequentemente agregado ao nome monástico que o religioso adotou.

O Mestre Vivekananda ensinou que Deus está dentro de nós e que nascemos para redescobrir nossa própria natureza divina. Sua historia favorita versava sobre um leão que pensava ser uma ovelha, até outro leão mostrar-lhe seu reflexo na lagoa. "E vocês são leões" – dizia aos ouvintes – "vocês são almas puras, infinitas e perfeitas..." "Aquele a quem vocês suplicam e rezam nas igrejas e templos... é seu próprio Self." Ele foi o profeta da autoconfiança, da busca individual e do esforço.

Photobucket


Photobucket

Nenhum comentário:

Postar um comentário