terça-feira, novembro 3

A arte de limpar a janela

Photobucket
Esse texto é bárbaro e quero compartilhar com vocês. Como dizia o Mestre Jesus... 
 "Vê o argueiro no olho do vizinho e não vê a trave no seu”.
Um grande alerta a todos nós, almas ainda tão imperfeitas.
Olhem que legal, a precisão de cada frase, quanta sabedoria...
Saibamos enxergar tudo isso! Limpando a janelinha tão suja de poeira!
Bjokas brisa
Photobucket
Em toda rua há uma Sra. Julgamento e uma Sra. Honestidade. Um dia a Sra. Honestidade decidiu visitar a Sra. Julgamento. Tão logo a Sra. Honestidade chegou, a Sra. Julgamento começou a reclamar de seus novos vizinhos, uma família de estrangeiros.
“Ela é uma dona-de-casa terrível”, disse a Sra. Julgamento, “Você deveria ver o quão sujas são as suas crianças... assim como a sua casa! É quase uma desgraça estar vivendo na mesma vizinhança. Apenas dê uma olhada nas roupas que ela pendurou no varal, veja as manchas pretas nos lençóis e toalhas.”

A Sra. Honestidade andou até a janela para ver. “Na realidade as roupas estão bem limpas, minha querida. As manchas estão na sua janela!”, disse.
Assim como a Sra. Julgamento, quão freqüentemente sou enganado por minhas próprias janelas sujas ao projetar meus próprios “maus julgamentos” externamente, completamente convencido de que eu estou vendo a verdade? A semente original do mau julgamento colore tudo o que vejo, então, cada interação com meus vizinhos reforça minha atitude. Até que uma Sra. Honestidade chegue. Somente então vejo mais de perto as minhas janelas dos olhos. Assim que começo o processo de limpar a sujeira do lado de fora das minhas janelas, percebo algo interessante. Há também sujeira por dentro. A sujeira exterior é o produto de influências, atmosferas, opiniões e atitudes externas. A sujeira interna é de experiências, percepções e suposições passadas inconscientemente colorindo a minha visão.
Quando tenho falta de amor e respeito por mim, isso manifesta-se externamente como uma reprovação arrogante das fraquezas e erros dos outros. Minha própria base de auto-respeito está ancorada nas fraquezas dos outros.
Abaixo estão alguns exercícios que têm ajudado a me aperfeiçoar na Arte de Limpar a Janela. 
Exercício 1: Inventário de Virtudes
Em meu diário mantenho uma seção onde escrevo os nomes daqueles mais próximos a mim. Durante um dia de trabalho ou em casa, quando noto uma especialidade ou aprendo algo de alguém, faço uma nota disso no meu diário. É como um inventário de suas boas qualidades, e pode me ajudar numa data futura. Quando me torno influenciado por uma de suas qualidades negativas, posso então me dirigir ao meu diário e restabelecer o equilíbrio. Sou relembrado do bem no outro e não consumido por seu erro ou fraqueza temporária.
Exercício 2: Agir ao Invés de Reagir
Se há uma pessoa que tem certos traços de personalidade que me aborrecem ou perturbam, torno aquela pessoa meu professor. Por quê? Porque sua companhia me fará mudar. Ela me fará consciente de minhas próprias reações negativas. Ela me ensinará a agir e não reagir.
                         Photobucket Exercício 3: Editando minha Fita de Memória
Antes de ir para a cama, repasso as atividades do dia no vídeo de minha mente. Se estou carregando sentimentos negativos sobre alguém, deixe-me resolvê-los ao perdoar aquela pessoa no meu coração. Eu não apenas apago os sentimentos negativos, mas edito em algo positivo, então conscientemente lembro de uma especialidade daquela pessoa, que ficará gravada em meu subconsciente. Assim, vou dormir e acordo muito mais leve.
Exercício 4: Vendo as Intenções
Outro método de aprender e manter as especialidades dos outros em minha mente é ver a intenção e não a ação. Às vezes as pessoas realmente cometem erros, ou talvez eu desaprove a maneira como elas fazem as coisas. Se foco na atividade, então ficarei aborrecido. Entretanto, se vejo um motivo sincero, posso manter uma atitude de amor ou aceitação que me permitirá resolver desacordos respeitosamente.
Será que esse tipo de pensar é um pouco ingênuo? Será que apenas vejo o bem e permaneço cego ao negativo? Não, a arte de ver as especialidades significa ver ambos, o positivo e o negativo, mas então soltar-se do negativo. Por que eu deveria adicionar à negatividade? Que minha resposta às fraquezas dos outros seja com compaixão ao invés de raiva ou ódio.
No caminho do desenvolvimento pessoal e crescimento espiritual, a Arte de Limpar a Janela é essencial.
texto de Charles Hogg  ( Brahma Kumaris-Austrália)
Photobucket

Nenhum comentário:

Postar um comentário